TUDO SOBRE MATRÍCULA DO IMÓVEL

Tudo Sobre Matrícula Do Imóvel

Se você está pensando em comprar um imóvel e realizar um financiamento, provavelmente irá escutar muito sobre a Matrícula do Imóvel.

Por se tratar de uma compra bastante complexa, todo trâmite burocrático envolvido nesse processo pode envolver informações sobre a instituição financeira que realizará o financiamento, cálculos de taxas e juros, e outras informações que estarão identificadas nesse documento chamado Matrícula do Imóvel que funciona como um histórico para aquele imóvel.

Trata-se do principal documento que comprova a propriedade do imóvel, assim como suas características.

Matrícula do Imóvel: Definição

Também chamada e certidão de matrícula ou matrícula de imóvel atualizada, a Matrícula de Imóvel nada mais é que um documento que informa com exatidão todos os dados de uma determinada propriedade, tais como:

  • dimensões;
  • lote;
  • quadra;
  • localização;
  • dados civis do proprietário (nome, CPF, RG, estado civil);
  • datas de registros e averbações;
  • eventuais inventários e ações judiciais;
  • processos de compra e venda relacionados ao imóvel;
  • alterações pelas quais o bem passou.

Podemos exemplificar esse documento como a identidade do imóvel, onde todas as informações que caracterizam o imóvel são apresentadas, bem como tudo que foi realizado nele.

Matrícula do imóvel: para que serve?

Este documento tem como principal função a identificação do imóvel, com informações exatas a respeito de suas características e de tudo que foi realizado nele.

Ele é utilizado sempre que for necessária qualquer verificação de informações a respeito desse bem. Sendo assim, a matrícula do imóvel será utilizada sempre que for necessário qualquer negócio envolvendo o imóvel em questão. Sem a apresentação desse documento, nada pode ser realizado com relação ao bem.

Qual o custo para a emissão do documento?

Para a emissão da matrícula do imóvel, é necessário pagamento de tributo, já que se trata de um documento gerado a partir de uma escritura pública.

Chamado ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, é calculado a partir do de 2% a 4% ao valor total do imóvel, e depende da localização do mesmo.

Outros valores também podem ser cobrados, como taxas de cartórios (afixadas nos cartórios). Sendo assim, o custo para a emissão da matrícula engloba a taxa ITBI mais as taxas cartorárias.

Atenção: imóveis em terrenos litorâneos pertencentes a Marinha tem tributação diferenciada de aproximadamente 9,5% do preço do imóvel.

Como emitir a Matrícula?

Após o pagamento do ITBI, citado anteriormente, que pode ser pago via internet, é necessário se dirigir ao cartório com esse comprovante de pagamento.

Caso não existam obstáculos, ou seja, pendências sobre o imóvel, a matrícula será gerada em aproximadamente 10 (dez) dias, mas o prazo pode variar de acordo com cada cartório.

Posso financiar o custo para o registro do meu imóvel?

Atualmente as instituições financeiras permitem que o valor do ITBI e das taxas do cartório sejam também inclusas no valor do financiamento, facilitando ainda mais a vida dos compradores. Desta forma, o valor do documento será incluso junto com as prestações de pagamento do imóvel.

Porém, para que sejam inclusos no financiamento, os valores das taxas não podem ultrapassar 5% do valor total financiado, para operações que utilizam recursos da poupança e 4% para imóveis que utilizam os recursos do FGTS. Sendo que o imóvel não pode ultrapassar o valor de R$1,5 milhão.

E então, agora que você já sabe tudo sobre a Matrícula de Imóvel, que tal contar com a ajuda da WR Financiamentos para realizar o seu sonho da casa própria?

Estamos aqui para facilitar o processo de financiamento com os bancos, fornecendo as melhores opções de crédito e fazendo com que a compra do imóvel seja a realização de um sonho.

Entre em contato conosco agora mesmo e faça uma simulação de financiamento!

 

Leia também:

ITBI: O QUE É E COMO O IMPOSTO INFLUENCIA NO FINANCIAMENTO?

COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *