ASSUNÇÃO DE DÍVIDA EM UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

ASSUNÇÃO DE DÍVIDA EM UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

A assunção de dívidas é algo que muitas pessoas ainda não conhecem. E hoje o time da WR Financiamentos irá te explicar de maneira direta o que é uma assunção de dívidas. E como realizá-la.

Assunção de Dívida em um Financiamento Imobiliário: Como Funciona?

De maneira direta a assunção de dívida é uma transferência de dívida para um outro devedor que compartilha do mesmo débito. Esse modelo é mais utilizado nos casos de:

Nos casos do financiamento imobiliário a assunção de dívidas possui obrigações e direitos que mudarão para o novo dono da dívida. Este também será o novo dono do imóvel quando seu financiamento tiver sido finalizado.

Quando ocorre uma separação, o imóvel precisa de um destino. Todos sabemos que quando financiamos um imóvel ele é alienado a um banco até que tudo seja pago. E em caso de separação isso não muda muito, pois as obrigações de despesas e valor do imóvel continua no nome dos dois ex-envolventes.

Mas em alguns casos acontece de um dos parceiros querer ficar com a casa. Assumindo todas as despesas e responsabilidades do imóvel. Para que isso aconteça ele precisara passar por uma burocracia com o próprio banco. Incluindo verificar análise de crédito.

Assunção de Dívida em um Financiamento Imobiliário: Como Retirar seu Nome?

Como vimos anteriormente pode haver casos onde um dos ex-cônjuge queira ficar com o imóvel e arcar com as despesas e responsabilidades sozinho. Assim a outra pessoa irá retirar seu nome.

Isso pode evitar impasses jurídicos futuros ou outros processos na partilha de imóveis. Mas para que isso aconteça, a pessoa que quer ficar responsável pelo imóvel irá precisar entrar em contato com banco que o imóvel esteja alienado.

Depois irá passar por um processo no cartório para decidir e formalizar a partilha do imóvel e atualizar a matrícula do cartório. E a partilha do imóvel só será efetuada com êxito se os seguintes pontos estiverem dentro do aceitável pelo cartório e pelo banco:

  • Regime de Bens do Casamento;
  • Verificação se o financiamento do imóvel foi antes ou durante o casamento;
  • Analise de Crédito (se a pessoa tem condições de financiar o imóvel sozinha).

Assunção de Dívida em um Financiamento Imobiliário: Como fazer?

Essa é a etapa onde você já passou pelo cartório, mas ainda precisa passar por uma nova análise de crédito mais detalhada. Pode acontecer do banco NEGAR a solicitação. E continuar as despesas do imóvel a dois.

Mas caso for aceito o solicitante deve pedir ao banco a nova assinatura do novo contrato. Em seguida irá registrar esse novo contrato no cartório de registros de imóveis que seja de confiança.

Por fim precisa levar ao banco o contrato para mostrar o comprovante do registro.

Vale a pena transferir após o divórcio?

Como dissemos anteriormente pode acontecer da partilha do imóvel não ser aprovada. Ou o casal não entrar em um consenso. Mas a assunção de dívida não possui pressa. Vocês poderão resolver essa questão com mais clareza em um momento mais tranquilo e oportuno.

O caso mais simples de transferência de imóvel é quando o casal se separa, mas o imóvel já está completamente quitado. Pois não precisara de novos pagamentos.

Mas caso não tenha sido quitado ainda, você poderá recorrer a assunção durante ou depois do divórcio. E aconselhamos realizar a transferência de financiamento do imóvel.

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma Assunção de Dívida em um Financiamento Imobiliário conte com a ajuda da WR Financiamentos. Iremos garantir que tudo saia de acordo com o seu processo desejado.

Garantindo um processo de transferência de imóvel e partilha efetuada sem dor de cabeça ou preocupação.

WR Financiamentos atua no mercado imobiliário desde 2011 e tem como missão facilitar o processo de financiamento com os bancos, fornecendo as melhores opções de crédito e fazendo com que a compra do imóvel seja a realização de um sonho para o nosso cliente.

Nossa equipe é formada por profissionais competentes, com formação acadêmica e com certificações para atuação nessa área.

Se você quer saber mais sobre a Assunção de Dívida em um Financiamento Imobiliário, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas.

Leia Também

0 respostas

Deixe uma resposta

Alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *