PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Você sabe o que é portabilidade de financiamento imobiliário?

O financiamento é um dos meios mais populares para uma pessoa adquirir um imóvel no Brasil.

Isso principalmente em 2020, quando a taxa Selic alcançou seu nível histórico mais baixo e os bancos também reduziram os seus juros. Mesmo assim, o interessado estará se comprometendo com uma grande dívida por muitos anos.

A portabilidade de financiamento imobiliário é quando o consumidor transfere seu financiamento de uma instituição financeira à outra. Em 2020 houve um grande crescimento desse tipo de operação.

Com isso, o consumidor tende a reduzir o valor das parcelas e melhorar as condições de empréstimo. A finalidade é sempre buscar taxas menores.

COMO FUNCIONA A PORTABILIDADE DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO?

Primeiramente, o cliente deve ir à instituição financeira onde o contrato original foi firmado e requisitar informações sobre a operação: cópia do contrato atual, saldo devedor atualizado e data do último vencimento da operação.

Só então, o consumidor deve começar a procurar outras instituições financeiras que ofereçam condições mais vantajosas.

Após escolher a nova instituição, o pedido de portabilidade é feito pela própria instituição através do sistema informatizado chamado Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

A instituição original tem o prazo de até 5 dias úteis para aceitar o pedido. Mas ainda, a portabilidade não é concluída.

A instituição original pode entrar em contato com o consumidor para oferecer novas condições de empréstimo. E se o cliente aceitar a renegociação da instituição original, o processo é interrompido.

Se mesmo assim, o consumidor preferir fazer a portabilidade, a instituição original envia as informações necessárias para que a nova instituição finalize o pedido.

→ Fale agora mesmo com a WR Financiamentos no WhatsApp 11 94753-0515

VALE A PENA FAZER A PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?

Cada vez mais as instituições financeiras estão competindo pela atenção dos clientes oferecendo as melhores condições de financiamento imobiliário.

E isso quer dizer, taxas cada vez menores para os clientes.

Quando a instituição financeira original receber o pedido, ela pode tentar te oferecer melhores condições de empréstimo. O que pode ser até melhor que a nova instituição ofereceu. Cabe ao cliente negociar.

Outra vantagem é que essa portabilidade pode ser feita quantas vezes quiser, sem limite de transação. Se estiver insatisfeito com uma instituição, o cliente é livre para trocar.

No entanto, pode haver uma desvantagem. Na hora da portabilidade, deve-se levar em consideração que a nova instituição pode cobrar tarifas de confecção de contrato, avaliação do imóvel e da transferência da alienação.

Para a nova instituição, é como se um novo empréstimo estivesse sendo contratado.

DICAS PARA UMA BOA PORTABILIDADE 

O objetivo de fazer uma portabilidade de financiamento imobiliário é sempre tentar ter melhores condições de pagamento.

Confira a seguir as dicas para fazer uma boa portabilidade de financiamento imobiliário:

Avalie a instituição além da taxa

Apesar da proposta da portabilidade ser economizar dinheiro, avalie também outros aspectos da nova instituição financeira, como o relacionamento com o cliente e o histórico da instituição. Não adianta ter ótimas taxas para depois ter uma baita dor de cabeça.

Procure uma instituição transparente

Uma instituição pode oferecer as melhores taxas, mas pode estar escondendo a cobrança de seguros e outras tarifas relacionadas à operação. O cliente tem que entender bem o contrato.

Faça um bom replanejamento financeiro

Com a portabilidade e o novo contrato feito com a instituição financeira, é ideal fazer um replanejamento financeiro. O que vai ser feito com o dinheiro que será economizado com esse novo contrato?

Consulte um especialista

Pode ser importante consultar um especialista em crédito imobiliário para te ajudar a encontrar as melhores opções no mercado e dar mais segurança ao cliente na hora de assinar um contrato.

Conclusão

A portabilidade de financiamento imobiliário é quando o empréstimo é transferido de uma instituição à outra. Ela oferece mais vantagens que desvantagens.

As vantagens são de poder renegociar com a instituição original, descobrir melhores taxas em outras instituições e poder fazer a portabilidade quando quiser. A desvantagem é que há alguns custos na hora da elaboração do novo contrato.

Quer saber mais sobre os nossos serviços?
→ Fale com a WR Financiamentos no WhatsApp 11 94753-0515

Veja Também:

→ Vale a pena comprar imóveis em 2021

→ Simulação de Financiamento

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] → Portabilidade de financiamento imobiliário […]

Deixe uma resposta

Alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *