SEGURO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Seguro de Financiamento Imobiliário

Muitos não sabem, mas é o direito de todos ter o auxílio ao seguro de financiamento imobiliário, pois ele garante segurança e vantagens no momento de fazer um financiamento.

E nós da WR Financiamentos iremos te ajudar a entender o que é, para que serve e como funciona o Seguro de Financiamento Imobiliário.

Seguro de Financiamento Imobiliário: O que é?

O Seguro de Financiamento Imobiliário possui o objetivo de proteger o financiador contra qualquer problema ou adversidade que vier a acontecer enquanto acontece a transferência de crédito para a financiadora.

Muitos desconhecem essa opção, pois ele só é apresentado a quem está financiando o imóvel durante o pagamento do crédito, ou muitas vezes não é apresentado ao cliente pois esse seguro não é algo obrigatório.

Mas vale lembrar que optar pelo seguro nem sempre será a melhor escolha, pois o mesmo pode ocasionar em gastos adicionais que não serão nada interessantes para aquele que está fazendo a aquisição.

Seguro de Financiamento Imobiliário: O que é o MIP?

O seguro de MIP (Morte e Invalidez Permanente) tem como objetivo garantir a quitação ou amortização do saldo devedor de um financiamento imobiliário se houver um imprevisto coberto pela apólice.

A alíquota do seguro MIP é calculada com base na faixa etária do cliente. Quanto maior sua idade, maior o risco de sinistralidade. Para cada faixa etária existe uma alíquota, que é multiplicada ao saldo devedor mensalmente atualizado

O saldo devedor será totalmente quitado caso o único responsável pelo bem e pelo crédito venha a falecer ou se tornar permanentemente incapacitado. Mas a indenização será proporcional quando houver mais de um participante da renda familiar para a garantia de empréstimo.

Seguro de Financiamento Imobiliário: O que é o SFH?

O seguro de SFH (Seguro Habitacional do Sistema Financeiro de habitação) é exclusivo e obrigatório para imóveis que sejam financiados pelo SFH. As condições padronizadas, em uma única apólice, são para todas as instituições que pertençam a este.

O governo federal participa desta operação, por meio do Fundo de Compensação de Variações Salariais (abreviado como FCVS), responsável pela liquidação de eventuais saldos devedores residuais, isto é, que permaneçam ao fim do contrato.

As apólices de mercado, por sua vez, serão utilizadas em imóveis financiados fora do SFH. Cada entidade que trabalhe com estas deverá administrar a própria carteira de seguro habitacional, cujas condições de operação seguem as normas definidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Seguro de Financiamento Imobiliário: Como Funciona?

Essa é uma pergunta que pode ser respondida de três maneiras, pois atualmente só existem três maneiras que você poderá fazer funcionar o seu Seguro de Financiamento Imobiliário. São eles:

1° Através do MIP (Morte e Invalidez Permanente)

Através do MIP o seu seguro irá funcionar da seguinte maneira:

O Seguro só irá funcionar caso venha a acontecer alguma morte ou invalidez de algum integrante da renda familiar ou até mesmo da própria pessoa que está realizando o financiamento quando o financiamento da propriedade for concedido prevendo essa hipótese.

2° Através do SFH (Seguro Habitacional do Sistema Financeiro de Habitação)

Através do SFH o seu seguro irá funcionar da seguinte maneira:

Durante a compra de um imóvel financiado pelo SFH, deverá obrigatoriamente exigir que o tomador do financiamento imobiliário contrate este seguro com coberturas para a morte e invalidez permanente do mutuário, assim como danos físicos ao local.

3° De maneira Avulsa

Na compra do imóvel financiado por fora, a instituição financeira costuma exigir que o contratante do crédito também contrate o seguro, conquistando para si todas as coberturas citadas acima.

A indenização será igual ao valor necessário para a reposição dos prejuízos que forem causados, com a recuperação do imóvel a condições próximas do que antes do acontecimento infortúnio.

Seguro de Financiamento Imobiliário: Quais as Vantagens

O seguro traz consigo muitas vantagens não só para a família que está financiando o imóvel, mas também para a financiadora. Por isso confira as principais vantagens que fazem valer a pena contar com o seguro:

  • Viabiliza a operação de crédito imobiliário;
  • Protege tanto a instituição financeira credora quanto o próprio indivíduo;
  • Garante a quitação do saldo devedor para a entidade caso ocorra uma fatalidade;
  • Também dá a segurança para o devedor, que poderá proteger a integridade do lar.

 

Conte com a WR Financiamentos

Interessante, não é? E nós da WR Financiamentos podemos te ajudar a adquirir o Seguro de Financiamento Imobiliário para garantir a segurança total para você e a sua família caso venha a acontecer algum problema durante o período de pagamento do financiamento.

WR Financiamentos atua no mercado imobiliário desde 2011 e tem como missão facilitar o processo de financiamento com os bancos, fornecendo as melhores opções de crédito e fazendo com que a compra do imóvel seja a realização de um sonho para o nosso cliente.

Nossa equipe é formada por profissionais competentes, com formação acadêmica e com certificações para atuação nessa área.

Quer  saber mais sobre Seguro de Financiamento Imobiliário?  Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas.

Leia Também

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] SEGURO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO […]

Deixe uma resposta

Alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *