ETAPAS PARA CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
ETAPAS PARA CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
O financiamento imobiliário nada mais é que um tipo de linha de crédito disponibilizada por uma instituição financeiras para a compra de um imóvel (novo o usado) para pessoas que desejam realizar a transação, mas não possuem o valor à vista.
Para a concretização do financiamento, é necessário o cumprimento de algumas etapas importantes, e é sobre essas etapas que nós da WR Financiamentos falaremos no blog de hoje. Tudo para esclarecer e te ajudar no processo da compra da sua casa própria. Vamos lá?
Etapa 1 – CPF: situação atual
A situação do seu CPF é primordial para a solicitação de um financiamento imobiliário, ou seja, caso houver alguma pendência, deve ser resolvida. Caso contrário, a instituição financeira não irá conceder a liberação de crédito.
Outras condições básicas para o financiamento: ser maior de 18 anos, apresentar uma comprovação de renda e ter o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.
Etapa 2 – Cadastro Positivo
O cadastro positivo é um histórico do seu comportamento de crédito. Ele reúne informações sobre como você quita suas contas, levando em consideração sua pontualidade e sua conduta como pagador de boletos. É como um currículo financeiro emitido pelo Serasa e todos os brasileiros já possuem um cadastro sem precisar dar nenhuma informação.
Um bom score no seu cadastro positivo garante uma boa reputação e assim uma maior chance de aprovação de crédito.
Etapa 3 – Renda X Valor do Imóvel
Na hora de escolher um imóvel para financiar, é muito importante se atentar ao valor a ser financiado. Desta forma, sua renda deve ser compatível, pois as instituições vão autorizar o financiamento de parcelas que correspondam a no máximo 30% do valor total da sua renda.
Exemplo: Se você ganha R$5.000,00, sua parcela mensal não poderá passar de R$1.500,00.
Etapa 4 – Carteira Assinada
Ter sua carteira assinada por no mínimo 3 meses é outro requisito básico para a aprovação de seu financiamento imobiliário. Aguarde esse tempo mínimo antes de solicitar o crédito.
Etapa 5 – MEI em dia
Caso você seja MEI, também pode solicitar um financiamento, porém a comprovação de renda é um pouco diferente e é muito importante que todas as obrigações legais de sua empresa estejam em dia, assim são necessários:
- Seis últimos extratos bancários (mensais);
- Imposto de Renda (seu e da sua empresa);
- Contrato Social;
- Declaração de faturamento do último ano.
Etapa 6 – Escolha a Modalidade de Financiamento Imobiliário
Existem diversos tipos de modalidade de financiamento imobiliário disponíveis no mercado. É muito importante entender e conhecer cada uma delas para saber qual se encaixa melhor para você.
Cada modalidade tem requisitos, taxas e condições diferenciadas que podem facilitar ou dificultar a realização do seu financiamento.
Neste momento, contar com a ajuda da equipe de profissionais da WR Financiamentos é fundamental. Eles poderão te informar sobre quais modalidades você poderá optar, visando o melhor custo-benefício a você.
Etapa 7 – FGTS no pagamento
Você pode usar seu FGTS para pagar a entrada do seu financiamento. Essa entrada costuma compreender 20% do valor total do imóvel e pode ser paga integralmente com o FGTS caso haja esse crédito.
Você também poderá reutilizar esse crédito para amortizar a dívida de seu financiamento após 3 anos.
Etapa 8 – Programa do Governo
Lembra do antigo “Minha Casa Minha Vida”? Agora ele foi substituído pelo programa “Casa Verde e Amarela”, criado pelo Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda a comprar a casa própria.
Ele oferece alguns benefícios no financiamento: como taxas de juros menores, possibilidade de compor renda, subsídio e maior prazo para quitar a dívida.
Etapa 9 – Separe seus documentos
Para solicitar seu financiamento imobiliário é necessário que você esteja com todos os seus documentos a mão. Entre eles:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda atualizado
- Certidão de nascimento — ou casamento, para pessoas casadas
- Extrato original do FGTS (se for utilizar)
Também são necessários os seguintes documentos do imóvel:
- Comprovantes de pagamento do IPTU
- Certidão negativa de dívida do IPTU
- Matrícula imobiliária atualizada
- Laudo de avaliação do imóvel (realizado por profissional)
Etapa 10 – Conta no banco
Quando você for solicitar o financiamento em um determinado banco, recomendamos que você abra uma conta neste banco em questão. Essa atitude aumenta as suas chances de conseguir o financiamento na instituição escolhida.
Etapa 11 – Simulação de Financiamento
Antes de escolher por um financiamento, faça uma simulação. Entre em contato agora mesmo com a equipe da WR Financiamentos e simule as opções mais vantajosas pra você.
A WR Financiamentos atua no mercado imobiliário desde 2011 e tem como missão facilitar o processo de financiamento com os bancos, fornecendo as melhores opções de crédito e fazendo com que a compra do imóvel seja a realização de um sonho para o nosso cliente.
Nossa equipe é formada por profissionais competentes, com formação acadêmica e com certificações para atuação nessa área e pode te ajudar em todas as etapas do seu financiamento imobiliário.
Leia Também
Trackbacks & Pingbacks
[…] ETAPAS PARA CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO […]
Deixe uma resposta
Alguma dúvida ou sugestão?Deixe seu comentário!